POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA COMPROMETIDA COM A SENSIBILIDADE HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16992

Palavras-chave:

Escola, Valores Humanos, Didática da Educação Física, Trabalho docente

Resumo

O ponto de enfoque nesta pesquisa diz respeito à compreensão da necessidade de um olhar para a sensibilidade humana na ação pedagógica da EFE, entendendo-a como um elemento constituinte da mesma. Contudo, há de se salientar que, diferente de alguns documentos de cunho tradicional ou neoliberal, estamos pautados em uma percepção crítica e com desejo de transformação social e emancipação dos sujeitos. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a percepção de docentes de EFE acerca da função pedagógica da sensibilidade em suas aulas e quais os desdobramentos dessa postura na construção de uma EFE crítica. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, investigando o fenômeno a partir de uma abordagem relacional, dialógica e colaborativa. Os sujeitos que colaboraram no estudo são estudantes do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), que participaram de um Círculo Dialógico Investigativo-Formativo via Google Meet. Os resultados apontaram para três grandes categorias a saber: entrada no diálogo sobre a sensibilidade humana crítica nas aulas de Educação Física; solidificando a sensibilidade crítica como um elemento da ação pedagógica; diversificando a leitura da sensibilidade crítica na docência. A partir dos achados concluímos que, apesar de não ser considerada um elemento didático específico, existe uma valorização da sensibilidade crítica pelos docentes investigados apesar dos desafios surgidos a partir do embrutecimento no ambiente escolar por parte de outros agentes.

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Biografia do Autor

Raphaell Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do ProFut - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico.

Lucas, Secretária Municipal de Educação de Fortaleza

Formado no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Atualmente trabalha na Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Pós-graduado em Educação Infantil pela Faculdade Focus e Mestrando em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Também, é Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico do IFCE. Destarte, está representante Escolar do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (SINDIUTE) pela escola João Paulo I em Fortaleza e representante estudantil (Suplente) no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Outrossim, é membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) pelo GTT "Escola" e Membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Ademais, é administrador e criador da página "Um professor cria" (@umprofessorcria) no Instagram, a qual tem como intuito a divulgação e discussão de temas sobre Justiça Social na Educação Física escolar. Por último, tem interesse em relações de poder e relações com os saberes na Educação física escolar, além de assuntos como: Educação Crítica, Sensível e Libertária.

Rodrigo, Secretária Municipal de Educação de Fortaleza

Possui graduação em Educação Física pelo Claretiano Centro Universitário(2019). Atualmente é Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Martins, R., Luan de Brito Cordeiro, L., & Vale dos Santos, R. (2024). POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA COMPROMETIDA COM A SENSIBILIDADE HUMANA. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 139–162. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16992