A REVISTA INOVAÇÃO E A REFORMA EDUCATIVA EM PORTUGAL (1988-2002)
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.20081Palavras-chave:
Reforma. Inovação. Professores. Política educativa. Lei de Bases do Sistema Educativo.Resumo
O presente texto tem por finalidade analisar o debate sobre a inovação em educação tal como se desenvolveu no contexto decorrente da aprovação, em 1986, da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) e da implementação subsequente de uma reforma global do referido sistema. 1986 foi, também, o ano da adesão à então CEE (hoje, União Europeia), tendo a política educativa do período que se lhe seguiu sido muito marcada pelos desafios decorrentes dessa integração e pela necessidade de aproximação aos padrões europeus. Daremos uma particular atenção ao papel dos professores no que se refere à implementação de inovações educativas. Recorreremos, para tal, a uma das publicações periódicas que veem a luz do dia nesse período, Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional (1988-2002).
Downloads
Referências
AMBRÓSIO, Teresa; GUERRA, Isabel Carvalho. Introdução: Dossier: Gestão Escolar. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 2-3, p. 53, 1991.
AZEVEDO, Joaquim. A Educação Tecnológica: Apresentação de uma prioridade. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 3, n. 3, p. 9-15, 1990.
BARROSO, João. Modos de organização pedagógica e processos de gestão da escola: Sentido de uma evolução. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 2-3, p. 55-86, 1991.
BATISTA, Susana. O desenvolvimento do sistema de ensino: Centralismo e descentralização. In: JUSTINO, D. (coord.). O ensino em Portugal antes e depois do 25 de Abril: Um século em análise. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2024, v. 1, p. 65-81.
BOLÍVAR, Antonio. Como melhorar as escolas: Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: Edições ASA, 2003.
BURKE, Peter. Cultura, tradição, educação. In: GATTI JÚNIOR, D.; PINTASSILGO, J. (eds.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia: Edufu, 2007, p. 13-22.
CANÁRIO, Rui. O papel da formação e da pesquisa. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 1, p. 77-92, 1991.
CARBONELL SEBARROJA, Jaume et al. Pedagogías del siglo XX. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CARBONELL SEBARROJA, Jaume. A aventura de inovar: A mudança na escola. Porto: Porto Editora, 2001.
CROS, Françoise. Innovation et société: Le cas de l’école. Londres: ISTE Editions, 2017.
CROS, Françoise. L’innovation scolaire. Paris: INRP, 2001.
FERREIRA, João R.; MARTINS, Pedro S. Ensino profissionalizante: À procura do tempo perdido? In: JUSTINO, D. (coord.). O ensino em Portugal antes e depois do 25 de Abril: Um século em análise. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2024, v. 3, p. 73-92.
FULLAN, Michael, & STIEGELBAUER, Suzanne. The new meaning of educational change. London: Cassell, 1992.
GARCÍA, Almuneda. Otra educación ya es posible: Una introducción a las pedagogías alternativas. Albuixech: Litera Libros, 2017.
HANSEN, David T. Exploring the moral heart of teaching: Toward a teacher’s cread. New York: Teachers College Press, 2001.
JUSTINO, David. Contributos para uma história da educação no último século. In: JUSTINO, D. (coord.). O ensino em Portugal antes e depois do 25 de Abril: Um século em análise. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2024, v. 1, p. 11-28.
JUSTINO, David; PELIZ, Marina. O ensino técnico-profissional: Das escolas técnicas ao ensino unificado. In: JUSTINO, D. (coord.). O ensino em Portugal antes e depois do 25 de Abril: Um século em análise. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2024, v. 3, p. 51-71.
LIMA, Licínio C. Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): Ruturas, continuidades, apropriações seletivas. Revista Portuguesa de Educação, v. 31, n. especial, p. 75- 91, 2018.
DOI: 10.21814/rpe.15077
MACEDO, Berta. Nota de apresentação: Dossier: Autonomia das escolas. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 12, n. 3, p. 7-8, 1999.
MACEDO, Berta. Projeto educativo de escola: Do porquê construí-lo à génese da construção. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 2-3, p. 127-139, 1991.
MARQUES, Ramiro. A Educação Moral e Cívica na Proposta Global de Reforma. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 2, n. 1, p. 37-40, 1989.
MARTINS, Guilherme d’Oliveira. A Educação Cívica. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 3, n. 1-2, p. 11-15, 1990.
MESA-REDONDA: Caminhos para a Formação Pessoal e Social dos alunos. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 2, n. 4, p. 483-513, 1989.
MUGNAINI, Mayra; PINTASSILGO, Joaquim. Ser professor de escolas diferentes: Identidade, desenvolvimento profissional e práticas educativas. Cadernos Cedes, v. 44, n. 123, p. 167-179, 2024.
https://doi.org/10.1590/CC284154
NÓVOA, António (Dir.). A imprensa de educação e ensino: Repertório analítico (séculos XIX-XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.
NÓVOA, António. A Formação Contínua entre a pessoa-professor e a escola-organização. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 1, p. 63-76, 1991.
PATRÍCIO, Manuel Ferreira. Apresentação. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 3, 1988a.
PATRÍCIO, Manuel Ferreira. A inovação no centro da reforma educativa – 1. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 5-12, 1988b.
PATRÍCIO, Manuel Ferreira. A inovação no centro da reforma educativa – 2. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 2, n. 1, p. 5-16, 1989.
PINTASSILGO, Joaquim. Um olhar histórico sobre escolas diferentes: Perspetivas teóricas e metodológicas. In: PINTASSILGO, J.; ALVES, L. A. M. (coord.). Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2019, p. 7-32.
PINTASSILGO, Joaquim. A Educação Nova em Portugal: Construção de uma "Tradição de Inovação". Historia Caribe, v. 13, n. 33, p. 49-82, 2018.
https://doi.org/10.15648/hc.33.2018.4
PIRES, Isabel Valente; NIZA, Sérgio; ROSA, Joaquim Coelho. O professor, a escola e a comunidade. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 3, n. 1-2, p. 155-160, 1990.
PONTE, João Pedro da. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 2, n. 1, p. 41-48, 1989.
RIBEIRO, António Carrilho. Desenvolvimento curricular e inovação. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 13-18, 1988.
RODRIGUES, Maria de Lurdes; SEBASTIÃO, João; MATA, João Trocado da; CAPUCHA, Luís; ARAÚJO, Luísa; SILVA, Mariana Vieira da; MARTINS, Susana da Cruz; LEMOS, Valter. Educação: 30 anos de Lei de Bases. Lisboa: Mundos Sociais, 2016.
RODRIGUES, Maria de Lurdes; SEBASTIÃO, João; MATA, João Trocado da; CAPUCHA, Luís; ARAÚJO, Luísa; SILVA, Mariana Vieira da; LEMOS, Valter. A construção do sistema democrático de ensino. In: RODRIGUES, M. L. (org.). 40 anos de políticas de educação em Portugal: A construção do sistema democrático de ensino. Coimbra: Almedina, 2015, v. 1, p. 35-88.
SANTOS, Maria Emília Brederode. Editorial. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 15, n. 1-2-3, p. 5, 2002.
SANTOS, Maria Emília Brederode. Editorial. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 12, n. 3, p. 5-6, 1999.
SILVA, Carlos Manique da. Publicações periódicas do Ministério da Educação: Repertório analítico (1861-2009). Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Biblioteca Digital, 2010.
TRINDADE, Armando Rocha. Inovação e Novas Tecnologias da Informação. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 25-28, 1988.
VALENTE, Maria Odete. Inovação e metodologias de ensino. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 23-24, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Momento - Diálogos em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.