Gênero e raça na educação escolar
Diálogos com docente por uma educação para diversidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v6i1.7926Resumo
O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de professores e professoras da Educação Básica do estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram coletados durante a realização de grupos de conversas realizados com docentes entre os anos de 2008 e 2014. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa ação participante que compreende de forma horizontal a relação entre o sujeito que ouve e o sujeito que fala. Como referencial teórico optamos pelos Estudos Culturais que possibilitaram a problematização e a desconstrução de discursos normativos e biologizantes. Os resultados da pesquisa apontaram a ocorrência de um movimento contínuo e conflituoso de opiniões acerca de gênero e raça por parte dos/as professores/as durante as discussões em grupo. Conclui-se que tais resultados propiciam entender a ancoragem dos discursos destes docentes em suas histórias de vida, seus valores e crenças pessoais.
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