“Que palhaçada é essa?”
Um relato sobre a sexualidade no ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v5i2.7537Resumo
Neste artigo apresentaremos o relato de uma experiência vivida por um estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado obrigatório em uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de Altamira/PA. O objetivo principal de apresentar esta memória é a possibilidade de debater questões voltadas à sexualidade na disciplina de Ciências. As reflexões sobre o episódio narrado na pesquisa demonstram que a temática sexualidade faz sim parte do campo de debate da escola, todavia a sexualidade entra na escola não para promover a multiplicidade de formas de habitar o mundo, mas para suprimi-la, discipliná-la em códigos sociais, respaldados por método científico, que acaba por provocar generalizações, bifurcações... Homem, Mulher, Masculino, Feminino, Macho, Fêmea. Binarismos impostos por uma ciência régia que congela um possível abalo do sexo. Restringindo-o apenas para procriação e explicações biológicas.
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