“QUE PALHAÇADA É ESSA?”: UM RELATO SOBRE A SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

DHEMERSSON WARLY SANTOS COSTA, CARLOS AUGUSTO SILVA SILVA

Resumo


Neste artigo apresentaremos o relato de uma experiência vivida por um estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado obrigatório em uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de Altamira/PA. O objetivo principal de apresentar esta memória é a possibilidade de debater questões voltadas à sexualidade na disciplina de Ciências.  As reflexões sobre o episódio narrado na pesquisa demonstram que a temática sexualidade faz sim parte do campo de debate da escola, todavia a sexualidade entra na escola não para promover a multiplicidade de formas de habitar o mundo, mas para suprimi-la, discipliná-la em códigos sociais, respaldados por método científico, que acaba por provocar generalizações, bifurcações... Homem, Mulher, Masculino, Feminino, Macho, Fêmea. Binarismos impostos por uma ciência régia que congela um possível abalo do sexo. Restringindo-o apenas para procriação e explicações biológicas. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALTMANN, H. Orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais. Red Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 575-585, 2016. 2001.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs-vol. 5. Editora 34, 2012.

DUARTE, C. G.; TASCHETTO, L. R. Fabulações sobre a Etnomatemática na perspectiva da Filosofia da Diferença. In: HENNING, Paula Corrêa (org.). Cultura ambiente e sociedade. Rio Grande, RS: FURG, 2012. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD, v.6. p.64-85.

GALLO, S. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, v.32, n.3, p. 551-565, 2006.

SANTOS, H. S. S; BRITO, M. d. R. Esquizografias dos afetos: sexualidade entre paisagens. Momento-Diálogos em Educação, v. 25, n. 1, p. 233-256, 2016.




DOI: https://doi.org/10.14295/de.v5i2.7537

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


E-ISSN: 2358-8853

Indexadores
  

PROPESQ

PROPESQ

PROPESQ PROPESQ PROPESQ