Amizade e educação: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt e as estórias do sertão de João Guimarães Rosa

Autores/as

  • Carlos Eduardo Gomes Nascimento Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palabras clave:

educação, amizade, narrativas, Hannah Arendt, Guimarães Rosa

Resumen

O ensaio debate a relação entre a noção de educação no pensamento de Hannah Arendt e as estórias do sertão de João Guimarães Rosa, a partir da concepção da amizade. A filósofa concebe a educação como um espaço de mediação e cuidado entre as gerações, em que a mais antiga tem a responsabilidade de introduzir os novos no mundo. Nesse contexto, aborda-se a possibilidade de pensar a ideia da educação que narre estórias, criando um laço de amizade entre gerações no mundo. Mediante o pensamento de Hannah Arendt e narrativa do sertão de João Guimarães Rosa reflete-se uma educação como amizade na responsabilidade que os educadores têm em transmitir um legado, herança cultural, às futuras gerações. A narrativa de estórias, pérolas cristalizadas, pode vir a ser um outro caminho para reconciliar as gerações e repensar a educação.

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Publicado

2020-02-18

Cómo citar

Nascimento, C. E. G. (2020). Amizade e educação: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt e as estórias do sertão de João Guimarães Rosa. Cadernos Literários, 25(2), 23–36. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/11020