Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Dossiê Temático e Seção Livre:

Os textos, inéditos, submetidos devem ser digitados no processador de texto Word (.doc ou .docx), em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e margens 2,5cm, com no mínimo 8 páginas e no máximo 20.

O título, todo em maiúscula, deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado. Depois de um espaço, segue-se a versão do título em inglês, centralizado, sem negrito e sem caixa alta.

No arquivo Word, não devem constar nem o nome do autor nem da instituição a que ele pertence, nem o e-mail, dados que serão colocados na publicação posteriormente, se o texto fo aprovado. Esses dados do autor (nome, instituição e endereço eletrônico) serão coletados do cadastro feito no SEER, por isso a importância do preenchimento correto dos dados.

O resumo, de 100 a 200 palavras, deve ser redigido em corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. O termo “Resumo” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. As palavras-chave, logo abaixo do resumo, devem ter a mesma configuração deste. O termo “Palavras-chave” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. As palavras-chave devem ser de 3 a 5, separadas entre si por ponto e vírgula e concluídas com ponto final.

Após um espaço, resumo e palavras-chave (abstract e keywords), na língua inglesa, com a mesma configuração. Se o texto for escrito em inglês, espanhol ou francês, resumos e palavras-chave devem vir nessas línguas e também em português.

Quando houver entretítulos no texto, devem vir com entrada de parágrafo (1,25), somente a primeira letra em maiúscula e em negrito. O parágrafo após o entretítulo deve vir a seguir, na linha abaixo.

Entrada dos parágrafos: espaço de 1,25cm.

As citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. A citação que ultrapassar 3 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4cm, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. A citação deverá conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas, apresentadas no formato (AUTOR, data, página). Exemplo: (CANDIDO, 1999, p. 9). Notas de rodapé devem ser usadas somente para explicações e comentários adicionais; devem estar em corpo 10, espaço entrelinhas simples.

Citações de outros textos sempre devem estar atualizadas, conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009.

Ao final, a bibliografia deve vir sob o título “Referências”, em negrito, somente a primeira letra em maiúscula, com entrada de parágrafo (1,25). As referências, somente dos livros citados no corpo do texto, devem vir em espaço 1,5, seguindo o modelo básico abaixo:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data.

Entrevistas, Documentos e Resenhas:

Não necessitam de resumos e de palavras-chaves, nem apresentam limites mínimo ou máximo de páginas; de resto, seguem as mesmas diretrizes acima especificadas.

Tradução e Criação:

Os textos para essas duas seções também não necessitam de resumos e de palavras-chaves. Os textos devem ter no máximo 10 páginas, com formatação livre.

Artigos

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Dossiê Panorama Atual dos Estudos Literários no Brasil: 2017-2020

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