Escritas: pensamentos e "práticas de si"

Ana Paula do Santos Rivaroli, Juliana Nunes, Roselaine Machado Albernaz

Resumo


Este ensaio cartografa os processos vividos e experimentados por duas mestrandas e professoras no Seminário “Práticas de Si e Outras Artes”, do curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. As escritas de si, que revelam inquietações sobre os processos de subjetivação e de formação, apoiaram-se na arte e nas Filosofias da Diferença, com intuito de criar outros/novos pensamentos acerca da Educação e da vida. Para fortalecê-las, articularam-se os conceitos de “cuidado de si” e dos “processos de subjetivação”, de Michel Foucault, junto a uma crítica ao modelo representacional. Compor um processo ético-político-estético foi uma aposta das investigadoras

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, Hélio Rebello. Para que serve uma subjetividade? Foucault, tempo e corpo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18(3), 2005.

COSTA, Maria Varraber (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

______. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.

______. O abecedário de Gilles Deleuze. Disponível em: Acesso em: 2 jun. 2015.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

______. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. A escrita de si. In: ______. O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Trad. Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

______. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002.

PEREIRA, Marcos. O desafio da tolerância na sociedade contemporânea. In: PORTO, Tania Maria Esperon (Org.). Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. São Paulo: Junqueira e Marin, 2005.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estética/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade – Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, São Paulo, PUC/SP, set./fev. 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Cadernos Literários