Ética profissional bibliotecária evidenciada nos discursos apresentados nos periódicos científicos brasileiros e espanhóis

Autores

  • Katiusa Stumpf

Palavras-chave:

Ética Bibliotecária, Moral e Biblioteconomia, Deontologia Profissional, Produção Científica Brasileira, Produção Científica Espanhola.

Resumo

O conjunto de representações discursivas acerca de temas relativos à Ética na produção científica brasileira e espanhola de Biblioteconomia e Ciência da Informação é o enfoque principal deste estudo que advém da análise de periódicos desses campos de conhecimento. Buscou-se conhecer os fundamentos filosóficos e doutrinários, as temáticas e abordagens e as tendências da discussão Ética na produção periódica brasileira e espanhola de Biblioteconomia e Ciência da Informação visando formar um quadro de avaliação comparativa do comportamento desta temática nesses dois países. Metodologicamente o trabalho envolveu um método instrumental que permitiu a coleta dos dados textuais e o tratamento dos mesmos através da análise de discursos. Para isso, foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, formulada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefèvre. Os resultados do estudo revelam que a discussão sobre a temática no Brasil e na Espanha no período estudado mostrou-se convergente em relação às Doutrinas e/ou Correntes da Ética que predominaram em seus textos, além dos fundamentos, temáticas, abordagens e tendências de discussão sobre as questões éticas. Conclui-se que a Ética é um tema pouco abordado nas fontes pesquisadas, embora, perceba-se a real preocupação com o tema por parte de alguns profissionais da informação que escrevem e publicam sobre o assunto. As temáticas encontradas correspondem aos interesses da sociedade e aos profissionais da informação. São questões pertinentes para estudo e talvez devam ser inseridas nas discussões relativas ao processo de formação de tais profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiusa Stumpf

Mestranda em Ciência da Informação na linha de pesquisa Profissionais da Informação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após ter concluido a graduação em Biblioteconomia, também na UFSC. Foi orientanda de dois Projetos de Pesquisa em Bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, tratando sobre Ética e Biblioteconomia. Desde então faz parte do grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade sob a liderança do prof. Francisco das Chagas de Souza. É estudante no Curso de Especialização em Fotografia na Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Stumpf, K. (2011). Ética profissional bibliotecária evidenciada nos discursos apresentados nos periódicos científicos brasileiros e espanhóis. BIBLOS, 25(1), 103–130. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2014

Edição

Seção

Artigos