A Educação Estético-ambiental na Base Nacional Comum Curricular

olhares críticos para silenciamentos intencionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14240

Palavras-chave:

Política Educacional; Educação Básica; Educação Ambiental Crítica

Resumo

O trabalho objetiva analisar criticamente, na Base Nacional Comum Curricular, a partir da Abordagem do Ciclo de Políticas, as intencionalidades e possibilidades de prática da educação estético-ambiental. A Abordagem do Ciclo de Políticas conduziu a discussão e permitiu argumentar acerca dos três contextos, evidenciando que, no contexto de influência, as legislações anteriores à Base foram desconsideradas, assim como houve um apagamento ideológico da educação ambiental. No contexto do texto da política, as competências, enquanto operadores curriculares, pela inserção de valores mercadológicos, impedem leituras que validem práticas baseadas na educação ambiental em uma perspectiva estético-crítica e, no contexto da prática, aposta-se na autonomia da escola para resistir às políticas neoliberais.

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Biografia do Autor

Ronan Moura Franco, Universidade Federal do Pampa

Doutorando em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Ciências, Especialista em Neurociência aplicada à Educação, Licenciado em Ciências da Natureza (Unipampa/RS). Atualmente é Professor de Ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins e pesquisador do  Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI)

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Letras. Doutora e Mestra em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Atua nas licenciaturas Ciências da Natureza e Educação Física, no Campus Uruguaiana, e no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS), no Campus Uruguaiana, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGMAE), no campus Bagé. É líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional dos Profissionais da Educação - GRUPI.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Moura Franco, R., & Billig Mello, E. M. . (2022). A Educação Estético-ambiental na Base Nacional Comum Curricular: olhares críticos para silenciamentos intencionais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–31. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14240

Edição

Seção

Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica