CONTAMINAÇÃO DO SOLO DE PRAÇAS DE CONJUNTOS HABITACIONAIS POR HELMINTOS E PROTOZOÁRIOS EM PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Ana Lúcia Campelo Tavares
  • Carlos James Scaini
  • Gertrud Muller
  • Nara Amélia Rosa Farias
  • Maria Elisabeth Aires Berne

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.947

Palavras-chave:

helmintos, protozoários, solo, zonas de recreação, zoonoses. Helminths, protozoa, soil, playgrounds, zoonoses.

Resumo

Existe carência de informações sobre os riscos de infecção por helmintos e protozoários em áreas cercadas para recreação infantil, limitando o acesso de cães errantes. Este trabalho teve como objetivo verificar a contaminação do solo de praças localizadas em conjuntos habitacionais verticais da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Amostras de solo de 39 praças dos 21 condomínios horizontais da cidade foram examinadas conforme a técnica de Caldwell & Caldwell modificada. Embora a maioria dos condomínios (20) estivesse protegida por grade, foi registrada contaminação no solo de praças de 47,6% dos conjuntos habitacionais. Ovos de Toxocara foram os contaminantes mais prevalentes nos condomínios (33,3%), sendo também identificados ovos de Trichuris e da superfamília Strongyloidea e oocistos de protozoários. Os resultados indicam a ocorrência de contaminação do solo das praças por parasitos com potencial zoonótico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Campelo Tavares

Atualmente trabalha na Vigilância em Saúde, na vigilância epidemiológica de zoonoses, acidentes causados por animais peçonhentos, vetores e vigilância sanitária, possui Mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos James Scaini

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atua na graduação (Medicina, Enfermagem e Ciências Biológicas), Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado) - FURG; Coordenador do Curso de Especialização em Agentes Infecto-Parasitários FURG e colaborador do Mestrado em Parasitologia - UFPel, possui doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL,

Mais informações: Currículo Lattes

Gertrud Muller

Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Pelotas, possui doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes

Nara Amélia Rosa Farias

Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas, possui doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Maria Elisabeth Aires Berne

Atualmente é Professsor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, possui Doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Tavares, A. L. C., Scaini, C. J., Muller, G., Farias, N. A. R., & Berne, M. E. A. (2009). CONTAMINAÇÃO DO SOLO DE PRAÇAS DE CONJUNTOS HABITACIONAIS POR HELMINTOS E PROTOZOÁRIOS EM PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 20(1), 59–64. https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.947

Edição

Seção

Artigos