A IMPORTÂNCIA DOS BIOTÉRIOS NA PESQUISA EXPERIMENTAL

Autores

  • Susi Heliene Lauz Medeiros
  • Paula de Lima Telmo
  • Patrícia de Souza Aguiar
  • Guilherme Almeida
  • Pedro Eduardo Almeida da Silva
  • Carlos James Scaini

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.941

Palavras-chave:

biotério, animais de laboratório, experimento, ética, animal house, laboratory animals, experiment, ethics.

Resumo

Biotérios são instalações capazes de produzir e manter espécies de animais para pesquisa em diferentes áreas da ciência. Independente da espécie ou linhagem utilizada, é importante que o manejo e a manutenção dos animais de laboratório sejam de acordo com os princípios éticos na experimentação animal. Os cuidados com o ambiente e microambiente, bem como as condições sanitárias do biotério, são indispensáveis para não haver interferência nos resultados das pesquisas. Faz-se necessário incentivar os pesquisadores a unificar esforços para a implantação de biotério setoriais na instituição, visando à otimização de espaços e de recursos humanos e financeiros destinados à manutenção dos animais. Assim, as instituições de pesquisa devem investir na construção e manutenção de biotérios de criação e de experimentação, com o intuito de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia, com reflexos diretos na saúde pública.

Downloads

Biografia do Autor

Susi Heliene Lauz Medeiros

Graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987), Mestrado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e Doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (2001).

Mais informações: Currículo Lattes

Paula de Lima Telmo

Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Mais informações: Currículo Lattes

Patrícia de Souza Aguiar

Atualmente é farmacêutica e sócia - Botica Farmácia de Manipulação e farmacêutica no HU da FURG, mestranda em Ciências da Saúde pela FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Guilherme Almeida

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – FURG

Pedro Eduardo Almeida da Silva

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador de Mestrado e Doutorado, possui pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Tropical da Antuerpia.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos James Scaini

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atua na graduação (Medicina, Enfermagem e Ciências Biológicas), Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado) - FURG; Coordenador do Curso de Especialização em Agentes Infecto-Parasitários FURG e colaborador do Mestrado em Parasitologia - UFPel, possui doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Medeiros, S. H. L., Telmo, P. de L., Aguiar, P. de S., Almeida, G., da Silva, P. E. A., & Scaini, C. J. (2009). A IMPORTÂNCIA DOS BIOTÉRIOS NA PESQUISA EXPERIMENTAL. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 20(1), 25–30. https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.941

Edição

Seção

Artigos