Caracterização físico-química, funcional e microbiológica de sangue bovino e suas frações secas em sistema de leito de jorro

Autores

  • Toni Jefferson Lopes
  • Clóvis Canzi
  • Paulo Duarte Filho
  • Valéria Novo Hausen
  • Luiz Antonio de Almeida Pinto
  • Eliane Badiale Furlong

Palavras-chave:

plasma, sangue bovino, leito de jorro, secagem

Resumo

Estudos de recuperação de sangue e plasma bovino provenientes de pequenos abatedouros mostraram que a secagem utilizando leito de jorro foi a que apresentou melhores resultados. O presente trabalho tem como objetivos estudar as propriedades físico-químicas, funcionais e microbiológicas do sangue e suas frações (hemácias e plasma) secas em sistema de leito de jorro. Para tal, empregou-se as seguintes condições operacionais: temperatura de 55-77ºC; vazão de alimentação média de 0,143 mL s-¹ e viscosidade de 5,56x10-² g(cm. s)-¹ para o plasma, e de 11,61x10-²g(cm s)-¹para o sangue. Os produtos obtidos após a secagem foram analisados quanto à composição proximal, propriedades funcionais: solubilidade, capacidade e estabilidade de formação de emulsão por turbidimetria e ocorrência de microrganismos. Os resultados de composição proximal foram para o sangue, plasma e hemácias 10,9; 14,2; 11,6% de umidade; 9,8; 13,5; 8,5% de cinzas; 77,0; 70,3; 78,3% de proteínas; 2,25, 2,0, 1,6% de extrato etéreo, respectivamente. A solubilidade das proteínas do plasma, sangue e hemácias apresentou 100; 80,5; 68,2% em NaCI ( 0,9%), sendo a capacidade de emulsificação 240, 100, 32 NTU, respectivamente. Os resultados das determinações microbiológicas mostraram ausência de Staphylococcus aureus e coliformes fecais na diferentes frações estudadas.


Palavras-Chave: plasma; sangue bovino, leito de jorro e secagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Toni Jefferson Lopes

Atualmente realizando pós-doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal.

Mais informações: Currículo Lattes

Clóvis Canzi

Engenheiro de Alimento da Agroindústria SADIA

Paulo Duarte Filho

Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil

Mais informações: Currículo Lattes

Valéria Novo Hausen

Engenheira de Alimento - FURG

Luiz Antonio de Almeida Pinto

Atualmente é Professor Associado da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, doutorado em Engenharia Química. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, SP/BRASIL.

Mais informações: Currículo Lattes

Eliane Badiale Furlong

Atualmente é professora titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas .

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2008-02-20

Como Citar

Lopes, T. J., Canzi, C., Duarte Filho, P., Hausen, V. N., Pinto, L. A. de A., & Furlong, E. B. (2008). Caracterização físico-química, funcional e microbiológica de sangue bovino e suas frações secas em sistema de leito de jorro. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 14(2), 97–108. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/689

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.