Caracterização físico-química de efluentes de uma indústria de óleo vegetal

Autores

  • Loraine André Isoldi
  • Sérgio Renato Noguez Piedras
  • Juliana Guerra Vieira
  • Sergiane Souza Caldas

Palavras-chave:

Análises físico-químicas, efluentes industriais, poluição das águas

Resumo

A indústria de óleos vegetais da cidade de Pelotas foi pioneira e é a maior indústria de arroz do Brasil, tendo capacidade de processamento de 60.000 t/ano de farelo de arroz. A geração de efluentes líquidos industriais é um problema bastante complexo pois esse tipo de efluente pode ser constituído de diversas substâncias que podem vir a causar efeitos danosos ao meio ambiente e à saúde pública. A caracterização físico-química de uma água residuária nos traz informações quanto a sua toxicidade e seu potencial poluidor, e ainda permite a comparação com os padrões da legislação ambiental por meio do cálculo da carga poluidora. Este estudo teve como objetivo determinar as características físico-químicas do efluente de uma indústria de óleo vegetal da região de Pelotas, RS. As coletas ocorreram mensalmente. Os resultados mostraram a necessidade e a importância do tratamento do efluente estudado. Esse efluente, lançado no ambiente sem tratamento, poderá causar muitos problemas para a preservação da qualidade ambiental. PALAVRAS-CHAVE: análises físico-químicas, efluentes industriais, poluição das águas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loraine André Isoldi

Especialização em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Doutorado em Biotecnologia Agricola pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Professor Adjunto I da Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

Mais informações:

Sérgio Renato Noguez Piedras

Professor da Universidade Católica de Pelotas - UCPel, RS/BRASIL

Mais informações: Currículo Lattes

Juliana Guerra Vieira

Acadêmica do curso de Bacharelado em Química Ambiental - UCPEL

Sergiane Souza Caldas

Atualmente cursando Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental na Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2007-12-17

Como Citar

Isoldi, L. A., Piedras, S. R. N., Vieira, J. G., & Caldas, S. S. (2007). Caracterização físico-química de efluentes de uma indústria de óleo vegetal. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 16(1), 21–24. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/292

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.