Influência do lançamento de efluentes da atividade de mineração de carvão no Arroio Candiota/RS

Autores

  • Camila Mizette Oliz Universidade Federal de Pelotas
  • Rosimeri Corrêa de Souza Universidade Católica de Pelotas
  • Wolney Aliodes Nunes

Palavras-chave:

águas sulfurosas, qualidade da água, contaminação da água

Resumo

A mineração no sul do Brasil tem alterado as características bióticas e abióticas dos ecossistemas, principalmente no que se refere à qualidade dos solos, das águas superficiais e da biota associada. Na drenagem das minas águas sulfurosas são lançadas no ambiente, provocando a elevação das concentrações de sulfatos, ferro e a redução de pH. Foram analisados parâmetros físico-químicos de qualidade da água, em quatro pontos, a fim de avaliar a contaminação do Arroio Candiota. Os resultados encontrados para os pontos de montante e jusante do ponto de lançamento foram: sulfatos 2,94 mg L-1 e 13,50 mg L-1, respectivamente, condutividade 43,31 mS cm-1 e 75,10 mS cm-1, respectivamente e pH 7,23 e 7,15, respectivamente. Os resultados permitem concluir que há alteração da qualidade das águas do Arroio Candiota apenas para os parâmetros sulfatos e condutividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Mizette Oliz, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Bacharelado em Química Ambiental pela Universidade Católica de Pelotas (2008) e Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Atualmente está participando de projetos do grupo de pesquisa do LABMEQUI (Laboratório de Metrologia Química) da UFPel.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Oliz, C. M., de Souza, R. C., & Nunes, W. A. (2016). Influência do lançamento de efluentes da atividade de mineração de carvão no Arroio Candiota/RS. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 24(1), 115–123. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/2784

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.