TURISMO E CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET POR MEIO DE COMENTÁRIOS DE VIAGENS ONLINE

Autores

  • Larissa Mirapalheta Muniz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Carlos Alberto Frantz dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6547-2610

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8556

Palavras-chave:

Turismo, Conteúdo Gerado pelo Usuário, Comportamento Do Consumidor na Internet

Resumo

Através dos Comentários Gerados pelos Usuários (CGU) é possível opinar sobre um produto ou serviço, bem como destinos de viagens, pois são disseminados rapidamente possibilitando aos viajantes o acesso a uma ampla quantidade de informações. O objetivo deste estudo é analisar a influência dos CGU na tomada de decisão do consumidor na escolha de um destino de viagem, como objetivos específicos: descrever o perfil dos respondentes; analisar a forma de utilização do CGU pelos respondentes; e identificar as variáveis que influenciam no processo de tomada dos respondentes a partir do CGU. Para a construção desta pesquisa foram realizados levantamento do estado da arte sobre o CGU e levantamento bibliográfico sobre Tomada de Decisão e TICs. Esta pesquisa é de caráter quantitativo e utilizou o método Survey, sendo aplicados questionários online. Para analisar os dados foi utilizada a técnica de estatística descritiva. Este estudo permitiu observar que os viajantes são mais influenciados que influenciadores e que os respondentes dão ênfase para comentários sobre custo e benefício na tomada de decisão de viagem. Foram sugeridas novas pesquisas voltadas para o turista, com aplicação de novas técnicas para compreender melhor a influência do CGU na tomada de decisão do viajante de um destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-06

Como Citar

Muniz, L. M., & Santos, C. A. F. dos. (2019). TURISMO E CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET POR MEIO DE COMENTÁRIOS DE VIAGENS ONLINE. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 23(1), 65–80. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8556

Edição

Seção

Artigos