IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DA CARNE OVINA NA REGIÃO SUDESTE POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-12089

Palavras-chave:

Ovinos, Carne, Consumo, Pesquisa

Resumo

Uma forma de entender decisões do consumidor sobre o tipo de carne que adquirem é realizando uma pesquisa de hábitos de consumo. Este trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil dos consumidores de carne ovina na Região Sudeste do Brasil. Desses, 666 pessoas responderam questões sociodemográficas, sobre consumo da carne ovina, aceitabilidade e sobre entraves da comercialização, através de um questionário on-line. Pôde-se constatar que 50,8% dos participantes eram do sexo masculino e 49,2% do sexo feminino, a maioria era de jovens-adultos e 25,1% renda de 1 a 3 salários-mínimos; 77,6% já consumiram carne ovina, e 50,63% consomem, principalmente, churrasco. Segundo os participantes, o preço pode influenciar, negativamente, na sua aquisição. Quanto ao local de compra, 35,01% adquirem a carne ovina diretamente do produtor. Dos que já consumiram, 26,77% gostaram do sabor e dos que nunca experimentaram, 85,1% têm interesse em experimentar. Conclui-se que as pessoas da Região Sudeste possuem interesse em aumentar o consumo de carne ovina, evidenciando boa aceitabilidade dessa carne e expressando que a textura, a suculência e o sabor da carne ovina são fatores importantes. Entretanto, verificou-se que o preço e a pouca disponibilidade dessa carne, no comércio, fazem que seu consumo ainda seja baixo.

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Biografia do Autor

Carolina Freitas Rosa e Paula, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Natalia Mercedes Vallejos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduação em Ciencias Veterinarias pela Universidad Nacional Del Nordeste (UNNE).

Thais Fitaroni Ramos Lacerda, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Iguaçu - Campus V (UNIG).

Araceli Rocío Marisel González, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduação em Ciencias Veterinarias pela Universidad Nacional Del Nordeste (UNNE).

Celia Raquel Quirino, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Pós-doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidad Politècnica de València (UPV). Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidad Nacional de Mar Del Plata (UNMDP). Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Bolsista PQ-CNPq.

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

e Paula, C. F. R., Vallejos, N. M., Lacerda, T. F. R., González, A. R. M., & Quirino, C. R. (2021). IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DA CARNE OVINA NA REGIÃO SUDESTE POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ONLINE. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(2), 21–32. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-12089