PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O CONSUMISMO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-11180Palavras-chave:
Estudantes de Ciências Contábeis. Consumismo. Educação Ambiental.Resumo
A relevância deste estudo reside no fato de conhecer a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande, sobre o tema consumismo, visto que eles atuam na área de negócios, têm renda própria, e a sua visão pode ser diferenciada sobre os aspectos ambientais. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que 62,5% dos estudantes se manifestaram negativamente a comprar por impulso. Porém, em contrapartida, 55% tiveram posição favorável quanto à influência da marca e da moda. Isso mostra que mais da metade estão inseguros quanto ao seu hábito de consumo. Ainda, 67% responderam de forma negativa em relação ao produto como fabricado de forma ambientalmente correta. Ressalta-se, aqui, a necessidade do educar para a preservação do meio ambiente. Conclui-se que, embora os estudantes tenham uma percepção clara sobre o consumismo, e a sua relação com o capitalismo, mesmo de modo inconsciente, os seus hábitos de compras ainda estão moldados pelo capitalismo. Assim, os resultados contribuem para pensar na importância da inserção do debate sobre consumismo desde cedo nas escolas, com ações mais efetivas, por meio de uma educação ambiental transformadora e da ambientalização curricular.Downloads
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Publicado
2020-06-12
Como Citar
Quintana, C. G., Anello, L. de F. S., & Kitzmann, D. I. S. (2020). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O CONSUMISMO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 24(2), 75–85. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-11180
Edição
Seção
Artigos