<b>O uso da informação contábil na gestão de micro e pequenas empresas atendidas pelo programa de extensão empresarial NEE/FURG. </b>

Autores

  • Walter Nunes Oleiro
  • André das Neves Dameda
  • Fernanda Gomes Victor

Palavras-chave:

Contabilidade, Gestão, Informação, Microempresa

Resumo

Conforme pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e a Fundação Universidade de Brasília - FUBRA, no ano de 2004, a maioria das micro e pequenas empresas não sobrevivem mais do que quatro anos. A falta de gerenciamento ou a sua inexistência aparecem como uma das principais causas dessa mortalidade. Entendendo que a contabilidade faz parte natural das organizações nos mais variados interesses, o estudo buscou evidenciar qual a freqüência da utilização de informações disponibilizadas pela contabilidade na gestão de micro e pequenas empresas e a importância dessas informações no processo de tomada de decisão. Através do instrumento questionário, com perguntas abertas e fechadas, foi realizada uma pesquisa que tem como tipologias metodológicas as seguintes: exploratória; levantamento ou survey e quantitativa. As empresas pesquisadas fazem parte do Programa de Extensão Empresarial do Núcleo de Extensão Empresarial da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - NEE/FURG. Observou-se, após a análise dos dados, que a maioria das empresas não utilizam as informações contábeis no gerenciamento de suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Nunes Oleiro

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1980) e Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001).

Mais informações: Currículo Lattes

André das Neves Dameda

Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1996) e Especialização em Gestão Empresarial pela FURG (2002).

Mais informações: Currículo Lattes

Fernanda Gomes Victor

Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Oleiro, W. N., Dameda, A. das N., & Victor, F. G. (2011). <b>O uso da informação contábil na gestão de micro e pequenas empresas atendidas pelo programa de extensão empresarial NEE/FURG. </b>. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 11(1), 37–47. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/606

Edição

Seção

Artigos