A Estrutura de Capital de Empresas do Sul Brasileiro como um Condicionante à Rentabilidade – Um Estudo Empírico à Luz de Teorias Financeiras.

Ana Paula Capuano da Cruz, Roselaine da Cruz Mendes, Rafael Capuano da Cruz, André das Neves Dameda, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar se a estrutura de capital das empresas que integram o ranking das maiores do sul do Brasil condiciona a sua rentabilidade. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de natureza formal, causal, ex post facto, desenvolvido em ambiente de campo, rotulada como uma investigação transversal estatística. A amostragem demandou a exclusão de 52 companhias, tendo restado 448 empresas. A operacionalização dos constructos da pesquisa à solução da problematização desenvolveu-se por meio de estatísticas descritivas, testes de hipóteses não paramétricos (Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e regressão linear simples, calculados com o software SPSS. Os resultados sugerem a existência de relação negativa entre endividamento e rentabilidade, conduzindo à aceitação da teoria de Pecking Order, rejeitando-se a existência de uma estrutura de capital ótima (Trade-Off) ou ainda a Teoria da Irrelevância da Estrutura de Capitais. Analogamente, os resultados da análise isolada para as empresas rentáveis estão apoiados pela Teoria de Pecking Order. Todavia, para o grupo de empresas não rentáveis, verifica-se a sobreposição das Teorias de Trade-Off e da Irrelevância da Estrutura de Capitais à Teoria de Pecking Order. Os resultados provenientes da análise dos quatro setores mais representativos mostram-se semelhantes àqueles verificados na análise conjunta das 448 empresas estudadas, todavia, fornecem indícios de variáveis que podem proporcionar conclusões adicionais à temática pesquisada. No entanto, em linhas gerais, depreende-se que a Teoria da hierarquia de Pecking Order tende a ser mais consistente para explicar a estrutura de capital das maiores empresas do sul brasileiro.

Palavras-chave


Estrutura de Capital, Rentabilidade, Endividamento, Teorias Financeiras.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

.......

Indexadores

PROPESQ PROPESQ Genamics JournalSeek PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ AmeliCA