<b>A função marketing no paradigma da personalização de produtos e serviços da customização em massa<\b>

Autores

  • Rogério Reyer
  • Gilberto Tavares dos Santos

Palavras-chave:

Customização em massa, Personalização, Função de Marketing, Estratégia de Produção.

Resumo

Através dos tempos, a Customização em Massa (CM) tem sido utilizada cada vez mais como uma importante estratégia em organizações inovadoras. Entre as muitas questões elaboradas sobre o assunto, apresenta-se na literatura a falta de uma identificação clara e objetiva que evidencie os principais aspectos e exigências que diferenciem a “função marketing” quando aplicada ao paradigma da Estratégia da CM. Nesse sentido, o presente artigo pretende identificar e descrever as diferenças e implicações da “função marketing” quando aplicada a duas estratégias extremas (Produção em Massa e Customização em Massa), ressaltando-se a importância da “função de marketing” para o sucesso da Estratégia de Customização em Massa. O artigo ainda apresenta um conjunto de “Estratégias de Migração” que possibilitam que as empresas se desloquem de sua atual estratégia para a Estratégia de Customização em Massa. Requisitos como (i) Capacidade de Comunicação e (ii) Flexibilidade de Produção e Logística são apresentados como essenciais no auxílio à “função marketing” dentro da estratégia de Customização em Massa. Por último são apresentadas algumas considerações sobre as questões essenciais para a implantação da estratégia de Customização em Massa.

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Publicado

2012-03-30

Como Citar

Reyer, R., & Tavares dos Santos, G. (2012). &lt;b&gt;A função marketing no paradigma da personalização de produtos e serviços da customização em massa&lt;\b&gt;. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 14(2), 73–84. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/2512

Edição

Seção

Artigos