Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB

Autores

  • João Moraes Sobrinho Universidade Federal da Paraíba
  • Aracelly Batista Nogueira

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico. Estratégias mercadológicas. Pequena empresa.

Resumo

Em um ambiente cada vez mais competitivo, cabe à administração contribuir para que as organizações desenvolvam soluções e estratégias para atender adequadamente seu mercado. O objetivo do trabalho foi analisar as estratégias mercadológicas da organização Vila Rica Tecidos com intuito de verificar sua adequação ao atual cenário competitivo. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, exploratório e descritiva, utilizou-se de entrevista estruturada e pesquisa bibliográfica para sua operacionalização. A empresa não possui estratégias de marketing consistentes nem uma postura estratégica clara, fatos evidenciados pela ausência de planejamento de marketing, desconhecimento das principais variáveis ambientais que afetam os resultados organizacionais e pouco conhecimento das estratégias dos concorrentes. Constata-se que a organização objeto de estudo não possui planejamento mercadológico nem estratégias de marketing integradas, o que prejudica sua competitividade, ameaçando sua sobrevivência a médio prazo. Sugere-se a adoção do planejamento estratégico de marketing para que a empresa possa conhecer em profundidade todos os elementos do ambiente que possuem implicações aos seus resultados, a adoção da estratégia de nicho e o desenvolvimento de serviços personalizados para um melhor posicionamento competitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Moraes Sobrinho, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Marketing e em Gestão Estratégica de Pessoas. Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba.

Aracelly Batista Nogueira

Graduanda em Administração

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

Moraes Sobrinho, J., & Nogueira, A. B. (2013). Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 15(2), 9–19. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/2124

Edição

Seção

Artigos