Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora.

Marlon Dalmoro

Resumo


O processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora.

Palavras-chave


Internacionalização; Orientação para Mercado Externo; Performance Exportadora

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

.......

Indexadores

PROPESQ PROPESQ Genamics JournalSeek PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ AmeliCA