<b>Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. </b>

Autores

  • Marlon Dalmoro

Palavras-chave:

Internacionalização, Orientação para Mercado Externo, Performance Exportadora

Resumo

O processo de internacionalização das empresas está baseado principalmente em fatores internos, controláveis e incontroláveis, existentes em cada empresa e a estratégia de internacionalização adotada. Como resultado deste processo observa-se à orientação para mercado externo e a performance exportadora do empreendimento. A partir deste cenário a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo teórico acerca dos fatores internos e das estratégias de internacionalização influenciadores da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica. São apresentadas seis proposições, que resultam em um modelo teórico. O modelo teórico apresenta o processo de internacionalização como um sistema de inside – outside, alimentado pelos fatores internos existentes na empresa e a estratégia de internacionalização e resultando na orientação para mercado externo e na performance exportadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Dalmoro

Graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior, Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Dalmoro, M. (2011). &lt;b&gt;Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. &lt;/b&gt;. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 11(2), 41–52. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779

Edição

Seção

Artigos