Quais seriam as Questões Globais que desafiam a Educação Ambiental? Para além do modismo, uma análise sistemática e uma visão sistêmica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7138Palavras-chave:
Mudanças climáticas, Década Internacional, ÁguaResumo
Quando se fala em Questões Globais e educação ambiental, muitos pensam nas mudanças climáticas como questão global. A força dessa temática chega a levar alguns até a falar em uma Educação em Mudanças climáticas. Rejeita-se essas novas terminologias, mantendo-se o termo Educação Ambiental. Por meio de uma sistemática de investigação, com base nas decisões da Organização das Nações Unidas (ONU), são levantados os temas que foram estrategicamente definidos pela ONU como sendo a pauta prioritária para o globo. Uma visão sistêmica dessas questões globais e suas interdependências é construída. A partir dessa visão sistêmica, princípios e objetivos da Educação Ambiental tanto na Política Nacional de Educação Ambiental como em conferências internacionais são analisados para avaliar os desafios postos à Educação Ambiental a partir destas questões globais. When we talk about Global Issues and environmental education, people usually think about climate change as the global issue. The strength of this theme leads some people to talk about Education in Climate Change. These new terminologies are rejected, and the term Environmental Education is held. Through a systematic research, based on the decisions of the United Nations (UN), they are identified those issues that have been strategically defined as the priority agenda for the globe. A systemic view of these global issues and their interdependencies is built. From this systemic view, principles and objectives of Environmental Education in both the Brazilian National Environmental Education Policy and in the international conferences are analyzed to evaluate the challenges posed to Environmental Education from these global issues.Downloads
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