Quilombo Boqueirão da Arara, Caucaia, Ceará: Histórias, memórias e saberes tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6702

Palavras-chave:

Quilombo, histórias, memórias, educação.

Resumo

Dissertar acerca de temas que tratam da negritude do povo brasileiro é transitar por universo historicamente rico e polêmico. Este artigo apresenta o povoado quilombola Boqueirão da Arara, no Ceará, ressaltando das narrativas colhidas das memórias de idosos quilombolas (Bosi, 1994) detalhes da história da formação da comunidade, traços da cultura ancestral africana (Anjos, 2009) e exemplos de saberes tradicionais e práticas educativas que são transmitidas ao longo de gerações. O método de pesquisa em História Oral (Turato, 2003) desvela o construto histórico, analisando e interpretando reminiscências nas memórias individual e coletiva: aspectos vivenciais, mobilidades sociais, heranças culturais, práticas educativas e saberes ancestrais. Ao rever contexto e percurso de movimento e luta social em busca de visibilidade para as questões etnicorraciais, a contribuição do movimento popular negro destaca uma série de debates e reivindicações que resultaram em conquistas cidadãs específicas: ações afirmativas e políticas de inclusão de afro-brasileiros em institutos sociais.

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Biografia do Autor

Tânia Gorayeb Sucupira, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Pedagogia, Universidade Federal do Ceará (2008), Especialização em Gestão Escola e Coordenação Pedagógica, Faculdade Kurius (2011), Mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará (2015), Doutorado, Universidade Federal do Ceará, em curso.

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2015). Especialista em Saúde Pública pala Universidade Estadual do Ceará (2017). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ulceras por pressão, história da educação, biografia, história oral, práticas educativas digitais, fisioterapia, incontinência urinária, imagem corporal e saúde pública.

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Bacharelado em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011 - 2012), Pós-Doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2015 - ).Tutor do PET Pedagogia da UFC (2010-2015). É líder do Grupo de Pesquisa de História e Memória da Educação do CNPq - NHIME. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História da Educação e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação Contemporânea (Nietzsche e Foucault) e História e Memória da Educação (Biografias de Educadores do século XX e XXI/ Narrativas de mulheres educadoras militantes no contexto do pós-1964) e Antropologia da Educação (disciplinamento do corpo, sexualidade, práticas de escrita na cadeia e cultura negra/capoeira).

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Sucupira, T. G., Brandenburg, C., & Vasconcelos, J. G. (2017). Quilombo Boqueirão da Arara, Caucaia, Ceará: Histórias, memórias e saberes tradicionais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 290–310. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6702

Edição

Seção

Artigos