Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção

Autores

  • Mara Lúcia Figueiredo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Antonio Fernando Silveira Guerra Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
  • Márcia Maria Junkes Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE.
  • Raquel Fabiane Mafra Orsi Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5546

Palavras-chave:

Ambientalização. Sustentabilidade. Ensino Superior.

Resumo

O presente artigo apresenta o processo de ambientalização no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Referido processo, em permanente construção, está ancorado em diagnósticos, ações, atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos nesta Instituição de Educação Superior (IES). Esse estudo pretende contribuir com a reflexão e discussão acerca da inserção da temática socioambiental e da sustentabilidade na Educação Superior, visando à elaboração de políticas institucionais de ambientalização nas IES. O artigo centra-se na organização, análise e discussão dos resultados que contribuíram na trajetória de ambientalização da UNIFEBE. Como conclusão ressalta a importância de processos, como o apresentado, que permita conhecer o grau de ambientalização em cada IES, bem como, promover avanços com as dificuldades vivenciadas, tanto por pesquisadores, como por docentes, coordenadores, técnicos e gestores institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Lúcia Figueiredo, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Pós-doutora em Educação Ambiental, Professora e Assessora de Sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Meio Ambiente e Sociedade – GEMAS.

Antonio Fernando Silveira Guerra, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Pós-doutor em Educação Ambiental, Professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS.

Márcia Maria Junkes, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE.

Doutoranda em Educação pelo UADE. Mestre em Linguística. É professora titular e assessora pedagógica sobre assuntos do ENADE no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Raquel Fabiane Mafra Orsi, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Mestre em Educação.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Figueiredo, M. L., Guerra, A. F. S., Junkes, M. M., & Orsi, R. F. M. (2015). Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 319–338. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5546

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)