Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4670Palavras-chave:
Conservação da onça parda (Puma concolor), Estruturas Educadoras, Discurso Expositivo.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel desempenhado por recintos expositivos enquanto estruturas educadoras para a conservação da biodiversidade. Para isso, foram analisados os recintos de exposição de onças pardas e seu discurso expositivo em três zoológicos do interior paulista. Observou-se que esses recintos possibilitam o contato próximo da população com os animais, mas que a contextualização necessária à educação para a conservação se dá principalmente por meio da monitoria. Para ampliar o aspecto educador dos recintos, é importante repensar seu design e elaborar objetos expositivos complementares que orientem a interpretação do recinto. Esses elementos devem abordar temas relacionados à conservação da espécie, contextualizando-a na realidade ambiental local.Downloads
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