Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas

Autores/as

  • Sara Monise Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Haydée Torres Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4670

Palabras clave:

Conservação da onça parda (Puma concolor), Estruturas Educadoras, Discurso Expositivo.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel desempenhado por recintos expositivos enquanto estruturas educadoras para a conservação da biodiversidade. Para isso, foram analisados os recintos de exposição de onças pardas e seu discurso expositivo em três zoológicos do interior paulista. Observou-se que esses recintos possibilitam o contato próximo da população com os animais, mas que a contextualização necessária à educação para a conservação se dá principalmente por meio da monitoria. Para ampliar o aspecto educador dos recintos, é importante repensar seu design e elaborar objetos expositivos complementares que orientem a interpretação do recinto. Esses elementos devem abordar temas relacionados à conservação da espécie, contextualizando-a na realidade ambiental local.

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Biografía del autor/a

Sara Monise Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (UFSCar), mestre em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/USP), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar).

Haydée Torres Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (UFSCar), mestre em Ecologia (UFSCar), doutora em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/USP), com pós doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora Associada IV da UFSCar– Laboratório de Educação Ambiental, Departamento de Ciências Ambientais. Líder do GEPEA/UFSCar.

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Publicado

2015-11-23

Cómo citar

Oliveira, S. M., & Oliveira, H. T. (2015). Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 184–204. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4670