Análise situacional da percepção de meio ambiente por alunos da rede municipal de ensino da cidade de Manaus, Amazonas

Autores

  • Marcio Quara de Carvalho Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Roseane de Paula Gomes Moraes Centro Universitário do Norte – UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4572

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Representação Social. Mapas Mentais

Resumo

A educação ambiental é indispensável na luta pelo desenvolvimento de uma nova consciência social, política e ecológica comprometida com a melhoria das condições de vida da humanidade. Compreender como os indivíduos percebem e interpretam o meio ao seu redor tem se mostrado como etapa primordial, subsidiando a concepção e a execução de projetos e ações pedagógicas voltadas à proteção do meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de meio ambiente dos alunos do 9° ano das escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade de Manaus, verificando o cumprimento dos princípios orientadores da Educação Ambiental e das legislações ambientais vigentes. Para atingir esse objetivo, foi utilizada a técnica de survey e a coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário semi-estruturado e de mapas mentais. Após a tabulação das respostas percebeu-se que a maioria dos alunos apresentou uma visão reducionista e fragmentada de meio ambiente como sinônimo de natureza onde o ser humano é visto como agente externo ao meio e como principal causador dos problemas ambientais. Através destes resultados chegou-se a conclusão que os princípios da Educação Ambiental e as recomendações expressas nos PCNs não estão sendo aplicadas de forma satisfatória, resultando na precária percepção ambiental que os alunos da cidade de Manaus demonstraram nesta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Quara de Carvalho Santos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Biólogo; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Roseane de Paula Gomes Moraes, Centro Universitário do Norte – UNINORTE

Bióloga; Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Professora e educadora ambiental do Centro Universitário do Norte – UNINORTE

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

de Carvalho Santos, M. Q., & Gomes Moraes, R. de P. (2014). Análise situacional da percepção de meio ambiente por alunos da rede municipal de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4572