Um programa de educação ambiental como ferramenta para enfrentar o tráfico de animais no Rio Grande do Sul/RS através de um programa de gestão ambiental da fauna silvestre

Autores

  • Emerson Strack Skrabe Fundação Universitária IberoAmericana - FUNIBER
  • Naná Minini Medina Instituo Magisteral Superior IMS do Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4569

Palavras-chave:

Tráfico de animais. Educação ambiental. Gestão ambiental. Pesquisa-ação.

Resumo

Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é o tráfico de animais. Essa modalidade de tráfico é a terceira colocada nesse tipo de ilícito, só perdendo para os tráficos de drogas e armas. São inúmeras as variáveis a serem consideradas envolvendo essa problemática: está culturalmente enraizado, especialmente quanto às motivações individuais relativas à posse dos animais; as políticas públicas adotadas até o momento ainda não atingiram a eficácia e a eficiência necessárias; a legislação brasileira também não é plenamente eficaz no combate a esse ilícito; há poucos projetos de educação ambiental para tratar desse problema. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um diagnóstico participativo do tráfico de animais silvestres no Estado do Rio Grande do Sul visando levantar subsídios para um plano de educação ambiental para a região. Para a construção deste projeto, optou-se pela escolha de métodos quantitativos, em especial a pesquisa-ação; com a utilização, numa primeira fase, de entrevistas semi estruturadas com uma amostragem intencional. Foram escolhidos para o universo amostral, criadores registrados no IBAMA em diferentes categorias: criadores amadoristas de passeriformes, criadores científicos, criadores conservacionistas, jardins zoológicos e comerciantes de fauna do estado do Rio Grande do Sul. Na segunda etapa, buscou-se a construção de um diagnóstico participativo e de um plano de ações em educação ambiental em reunião com os entrevistados. A Educação Ambiental foi maciçamente considerada como a ferramenta a ser utilizada para combater a prática de comprar ou presentear as pessoas com animais de origem ilegal. As respostas dos entrevistados, quanto à rota do tráfico, concordaram com os dados da fiscalização e da bibliografia. Como grande e principal ação educativa, definiu-se pela divulgação da campanha em todo o Estado. Assim, acredita-se que a educação ambiental é ferramenta fundamental numa eficiente e eficaz gestão ambiental da fauna silvestre.

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Biografia do Autor

Emerson Strack Skrabe, Fundação Universitária IberoAmericana - FUNIBER

Mestrando em Gestão Ambiental pela Fundação Universitária IberoAmericana - FUNIBER e Analista Ambiental do IBAMA

Naná Minini Medina, Instituo Magisteral Superior IMS do Uruguai

Doutorado em Administração, Didática e Metodologia pelo Instituo Magisteral Superior IMS do Uruguai

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Publicado

2014-08-12

Como Citar

Skrabe, E. S., & Medina, N. M. (2014). Um programa de educação ambiental como ferramenta para enfrentar o tráfico de animais no Rio Grande do Sul/RS através de um programa de gestão ambiental da fauna silvestre. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4569