Importância da realização de trilhas participativas para o conhecimento e conservação da diversidade biológica: uma análise da percepção ambiental

Autores

  • Maria Vitória Élida do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Elineí Araújo-de-Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4565

Palavras-chave:

Trilhas. Interpretação Ambiental. Área de Proteção Ambiental Jenipabu

Resumo

A necessidade humana de chegar às áreas urbanas gerou distorções sobre a forma de se compreender a natureza, e influenciou na maneira com que o homem percebe o meio ambiente. Este afastamento diminuiu o grau de sensibilização sobre a necessidade de conservar a biodiversidade, justificando as crises ambientais hoje existentes. Uma das tentativas de manutenção desta biodiversidade é a criação de Unidades de Conservação, que unidas a atividades de educação no meio ambiente, podem promover a conservação da diversidade biológica. Neste contexto afirma-se que a educação e a percepção ambiental podem ser importantes ferramentas na defesa do meio ambiente, ajudando a reaproximar o homem da natureza. Este trabalho objetivou contribuir para conservação da biodiversidade e paisagens naturais da APA Jenipabu, através da análise das percepções ambientais. Para isso foi realizada uma trilha participativa com alunos do curso de Ciências Biológicas da UFRN. A análise de percepção foi feita através da aplicação de questionários. Este trabalho serviu para enfatizar o caráter individual que envolve a percepção ambiental, além de demonstrar que o contato direto através das trilhas pode agir proporcionando mudanças de comportamento, frente as questões ambientais.

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Biografia do Autor

Maria Vitória Élida do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda do Programa Regional de Pós- Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/ UFRN

Elineí Araújo-de-Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Ciências Biológicas. Professora do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2014-08-12

Como Citar

Élida do Nascimento, M. V., & Araújo-de-Almeida, E. (2014). Importância da realização de trilhas participativas para o conhecimento e conservação da diversidade biológica: uma análise da percepção ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4565