Educação ambiental: da teoria ao chão da escola<BR> Environmental education: from theory to the floor of the school

Autores

  • Deborah Andrade Torquato Schimidt Universidade Federal do Paraná
  • Elisabeth Christmann Ramos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4347

Palavras-chave:

educação, educação ambiental, escola

Resumo

O artigo apresenta a síntese da pesquisa realizada em escolas do ensino fundamental e médio do município de Curitiba que teve por objetivo conhecer e compreender como a questão ambiental, e mais especificamente a Educação Ambiental, vem sendo compreendida e trabalhada por professores e pedagogos destas escolas. Visou ainda analisar se esses educadores se sentem preparados para trabalhar com este assunto. O trabalho está fundamentado pelo referencial crítico da Educação Ambiental, e em autores que discutem os desafios para superar a fragmentação do conhecimento, entre eles Edgar Morin e Enrique Leff. Os resultados mostram que pouco se avançou na inserção de novos pressupostos teóricos e métodos pedagógicos que incorporem o saber ambiental para a superação das formas pedagógicas, insuficientes para enfrentar a complexidade ambiental que o momento atual exige.

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Biografia do Autor

Deborah Andrade Torquato Schimidt, Universidade Federal do Paraná

Aluna do curso de Ciências Biológicas e pesquisadora de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS).

Elisabeth Christmann Ramos, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências Humanas: Meio Ambiente e Sociedade pela UFSC. Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS).

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Schimidt, D. A. T., & Ramos, E. C. (2014). Educação ambiental: da teoria ao chão da escola<BR> Environmental education: from theory to the floor of the school. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(1), 252–270. https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4347

Edição

Seção

Artigos