UM DESPERTAR PARA O SONHAR: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POTENCIALIZADORA DO SONHO, DA ESPERANÇA E DA IMAGINAÇÃO CRIADORA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4007Palavras-chave:
educação ambiental, sonho diurno, esperança.Resumo
Este artigo destaca a relevância da construção de espaços educativos que potencializem as capacidades imaginativas, criadoras e sonhadoras dos educandos. Destaca-se como eixo de discussão deste trabalho a construção do sentido do sonho e da esperança na existência do ser humano, tendo como instrumental teórico os escritos de Paulo Freire, Gaston Bachelard e Ernst Bloch. Neste artigo, portanto, será enfocado o diálogo entre os autores citados, englobando a construção do significado dos sonhos possíveis, de acordo com Freire, utopia concreta, como trabalha Bloch ou devaneio poético, como expressa Bachelard. Estes constituem uma referência na minha concepção de sonho e de reflexão sobre uma Educação Ambiental libertadora, voltada para a construção da esperança.Downloads
Referências
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