EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL

Autores

  • Tania Maria Cerati
  • Aline Queiroz de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3966

Palavras-chave:

educação ambiental, percepção ambiental, unidades de conservação, pesquisa-ação, processo participativo.

Resumo

O presente trabalho foi realizado no entorno Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e tem como objetivo diagnosticar as percepções ambientais e expectativas dos moradores com relação ao Parque e, a partir dos resultados desse diagnóstico, implantar um projeto de educação ambiental baseado na interlocução de diversos atores sociais buscando a melhoria da qualidade socioambiental da região. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação formou-se um conselho com participantes da comunidade e representantes do Poder Público Estadual e Municipal. Os resultados da percepção ambiental identificaram problemas que foram tratados como temas geradores no processo educativo, caracterizado como um processo que ampliou o conhecimento da comunidade sobre a área, capacitou-a para o exercício da cidadania e executou algumas intervenções que promoveram a melhoria da qualidade de vida na região.

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Biografia do Autor

Tania Maria Cerati

Pesquisador Científico- Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Coordenadora da Comissão de Educação Ambiental da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

Aline Queiroz de Souza

Aluna de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo. Estagiária do Instituto de Botânica.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Cerati, T. M., & Souza, A. Q. de. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3966