TRAÇANDO RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL E A TEORIA DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Cíntia Pereira Barenho Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS.
  • Margareth Copertino Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS.
  • Humberto Calloni Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS;

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3862

Palavras-chave:

Conhecimento Ecológico Tradicional, Complexidade e Etnoecologia.

Resumo

Os estudos acerca da Complexidade vêm subsidiando diversas pesquisas na academia/universidade, colaborando no relacionar-integrar conhecimentos em suas pesquisas. Para tanto, buscar-se-á, neste artigo, discutir o integrar e o relacionar saberes através do Conhecimento Ecológico Tradicional, um dos objetos de estudo da Etnoecologia, trazendo a abordagem sobre Complexidade, desenvolvida principalmente por Edgar Morin, para subsidiar a discussão. Entendendo-se que há uma grande necessidade em articular conhecimento ecológico científico e tradicional, percebe-se na Complexidade - abordagem transdisciplinar por essência - elementos que fortalecem o campo da investigação em Etnociência. Os diferentes saberes e conhecimentos acerca da realidade aos poucos têm sido resgatados e considerados para o estudo e compreensão dos ecossistemas, contribuindo para a superação da idéia de que a ciência convencional é a única capaz de resolver os problemas associados ao manejo e conservação dos recursos naturais. Nesse sentido a Etnoecologia, em especial o CET, vem se firmando como um “novo” campo de investigação de formas alternativas de conhecimento ecológico.

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Biografia do Autor

Cíntia Pereira Barenho, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS.

Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Fundação Universidade Federal do Rio Grande c.p. 474 - CEP 96201-900 - Rio Grande – RS - Brasil; Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas;

Margareth Copertino, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS.

Lab. Ecologia Vegetal Costeira, Depto. Oceanografia, Fundação Universidade do Rio Grande; Doutora em Ecologia Marinha,

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS;

Professor do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC/FURG) Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

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Publicado

2013-09-17

Como Citar

Barenho, C. P., Copertino, M., & Calloni, H. (2013). TRAÇANDO RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL E A TEORIA DA COMPLEXIDADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3862