REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE NATUREZA: APORTES TEÓRICO-FILOSÓFICOS

Autores

  • Silviamar Camponogara Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
  • Flávia Regina Souza Ramos Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
  • Ana Lúcia Cardoso Kirchhof Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3582

Palavras-chave:

natureza, filosofia, racionalidade.

Resumo

Reflexão teórica que visa fazer uma retomada sobre as concepções que foram dadas à natureza, entre diferentes culturas e ao longo dos grandes períodos da história (desde a Idade Antiga até a Moderna), enfatizando o pensamento de Max Horkheimer, que empreendeu uma crítica acirrada sobre o projeto moderno de dominação da natureza. Assim, o pensamento filosófico presente desde a Idade Antiga tem servido de orientador de uma razão utilitarista, que vê o ser humano em relação de superioridade aos demais, resultando em franco domínio e supremacia sobre a natureza. Como decorrência disso, constata-se que esta racionalidade moderna, privilegia o progresso técnico-científico e o tem como a razão de ser da existência humana, por meio da manipulação ideológica. Neste sentido, a filosofia constitui-se em caminho para não só criticar esta racionalidade como transcendê-la, possibilitando uma ressignificação da relação entre natureza e ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Enfermeira, professora da Universidade Federal de Santa Maria, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Grupo Práxis, bolsista PQI/CAPES.

Flávia Regina Souza Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Enfermeira, Doutora em Filosofia em Enfermagem. Professora adjunto do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC; pesquisadora do Grupo PRÁXIS – saúde, enfermagem, trabalho e cidadania.

Ana Lúcia Cardoso Kirchhof, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Enfermeira, Doutora em Filosofia em Enfermagem. Professora adjunto do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC; pesquisadora do Grupo PRÁXIS – saúde, enfermagem, trabalho e cidadania.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Camponogara, S., Ramos, F. R. S., & Kirchhof, A. L. C. (2013). REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE NATUREZA: APORTES TEÓRICO-FILOSÓFICOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3582