Vídeos do YouTube no Orkut: uma possibilidade educativa numa rede social?

Autores

  • Rosária Ilgenfritz Sperotto Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Paula Freitas Margarites Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3521

Palavras-chave:

Orkut, YouTube, Vídeos, Objetos de Aprendizagem.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que objetiva conhecer quais são as temáticas dos vídeos que estão inseridos nos perfis do Orkut dos integrantes de uma comunidade que se chama Biologia – UFPel, criada por acadêmicos do Curso de Biologia (modalidades bacharelado e da referida universidade). Objetivamos investigar se os vídeos relacionados à área de Biologia integram as páginas pessoais dos futuros bacharéis e licenciados. A metodologia referencia-se na etnografia virtual. Problematiza-se os vídeos como “Objetos de Aprendizagem”, tornando-se uma forma de lazer, partilha de informações e difusão de conhecimentos e aprendizagens. Trata-se de um artefato tecnológico que opera como um dispositivo educativo, um modo de educar-se intermediado pelas TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosária Ilgenfritz Sperotto, Universidade Federal de Pelotas

Psicóloga, Doutora em Educação, Professora do Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Ana Paula Freitas Margarites, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Educação no Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2013-04-19

Como Citar

Sperotto, R. I., & Margarites, A. P. F. (2013). Vídeos do YouTube no Orkut: uma possibilidade educativa numa rede social?. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3521