Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

  • Mariany Patrícia Wanderley de Macêdo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Maria de Fátima de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3464

Palavras-chave:

Importância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) oferece a possibilidade de mudanças de mentalidade da sociedade, com vistas a uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi identificar e discutir sobre problemas ambientais, a partir da análise de ações em EA, propostas e realizadas pelos participantes do curso Novas Vertentes Metodológicas na Perspectiva da Biodiversidade e da Formação Cidadã, de acordo com os municípios de origem dos mesmos. Dos 28 relatórios sobre práticas em EA produzidos durante o curso, 10 versaram sobre o tema, resíduos sólidos. Também foram trabalhados temas envolvendo arborização, EA e saúde, horta escolar, importância da EA na escola, percepção ambiental, qualidade da água e sustentabilidade socioambiental. Considerando a relevância da EA para a adoção de uma postura mais consciente e responsável, é necessário que ela tenha seu papel ampliado para além de um processo pragmático, que capacite os cidadãos para o enfrentamento dos problemas imediatos. É importante que ela permita aos sujeitos agregar princípios e valores para a promoção do respeito à natureza e aos seres humanos, tanto na dimensão biológica, como na dimensão social.

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Biografia do Autor

Mariany Patrícia Wanderley de Macêdo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria de Fátima de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Parasitologia. Docente do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Centro de Biociências, UFRN.

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Publicado

2014-08-27

Como Citar

de Macêdo, M. P. W., & de Souza, M. de F. (2014). Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 119–131. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3464