A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE

Autores

  • Tania Tuchtenhagen Clarindo Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3381

Palavras-chave:

Reflexão, formação em coletivos, relações sociais.

Resumo

No presente artigo será apresentada a concepção de Educação Ambiental, sob uma abordagem da escola, do professor e do aluno na perspectiva crítico-reflexiva, levando em consideração as relações entre meio natural, sócio-econômico e cultural. Destaca-se que o homem é um ser de relações com o meio social e cultural e que, por isso, é necessário pensar nas relações sociais que perpassam a escola, os professores e os alunos. Serão enunciados temas centrais da minha dissertação de mestrado no grupo Alfabeturas, do CAIC/FURG, articulando-os com a temática do ecomunitarismo e destacando a importância da solidariedade e da cooperação e também do trabalho coletivo. Para tanto, utilizou-se o diálogo em rodas e o registro escrito das professoras como elementos preponderantes para a formação continuada em coletivos e para a reflexão das práticas pedagógicas. Será apresentada ainda uma reflexão a respeito do ecomunitarismo como possibilitador do pensar a formação continuada em coletivos. O referencial teórico que orienta este estudo é colhido em Freire, Brandão, Ruscheinsky, Warschauer, entre outros.

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Biografia do Autor

Tania Tuchtenhagen Clarindo, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande do Sul.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG. Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2013-03-10

Como Citar

Clarindo, T. T. (2013). A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3381