A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE

Authors

  • Tania Tuchtenhagen Clarindo Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3381

Keywords:

Reflexão, formação em coletivos, relações sociais.

Abstract

No presente artigo será apresentada a concepção de Educação Ambiental, sob uma abordagem da escola, do professor e do aluno na perspectiva crítico-reflexiva, levando em consideração as relações entre meio natural, sócio-econômico e cultural. Destaca-se que o homem é um ser de relações com o meio social e cultural e que, por isso, é necessário pensar nas relações sociais que perpassam a escola, os professores e os alunos. Serão enunciados temas centrais da minha dissertação de mestrado no grupo Alfabeturas, do CAIC/FURG, articulando-os com a temática do ecomunitarismo e destacando a importância da solidariedade e da cooperação e também do trabalho coletivo. Para tanto, utilizou-se o diálogo em rodas e o registro escrito das professoras como elementos preponderantes para a formação continuada em coletivos e para a reflexão das práticas pedagógicas. Será apresentada ainda uma reflexão a respeito do ecomunitarismo como possibilitador do pensar a formação continuada em coletivos. O referencial teórico que orienta este estudo é colhido em Freire, Brandão, Ruscheinsky, Warschauer, entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tania Tuchtenhagen Clarindo, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande do Sul.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG. Universidade Federal do Rio Grande.

Published

2013-03-10

How to Cite

Clarindo, T. T. (2013). A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3381