A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE PARA ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: SUBSÍDIO PARA ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3326Palavras-chave:
procedimento metodológico, pesquisa e percepção ambiental.Resumo
Para a realização de trabalhos em Educação Ambiental (EA) recomenda-se considerar as condições e os estágios de desenvolvimento de cada país, região ou comunidade a ser trabalhada, sob uma perspectiva histórica como estabelecem os princípios da EA. As dificuldades na execução de projetos em EA caracterizam-se por não se ter o conhecimento da realidade local, não saber como as pessoas percebem o meio ambiente onde estão inseridas, valores, hábitos e, também, suas necessidades, assim a pesquisa de percepção ambiental é um meio que fornece informações importantes. O principal objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos alunos matriculados em Ciências e Biologia sobre alguns tópicos importantes para servirem de subsídio em atividades de EA no Centro de Educação para Jovens e Adultos do município de Blumenau/SC. Utilizou-se um questionário com perguntas subjetivas e objetivas e também desenhos, os resultados demonstraram que a visão de meio ambiente percebida pelos alunos entrevistados é a de natureza preservada, onde nós, seres humanos, permanecemos à parte, sobre o maior problema ambiental enfrentado pelo município foi citada a poluição dos rios e quanto aos meios de informação utilizados foram, a televisão e a escola. Estes dados serão utilizados juntamente com percepção dos funcionários e professores para direcionar as atividades de EA, utilizando a escola como meio de comunicação e temas pertinentes a realidade local.Downloads
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Publicado
2013-02-21
Como Citar
Cunha, T. S., & Zeni, A. L. B. (2013). A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE PARA ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: SUBSÍDIO PARA ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3326
Edição
Seção
Artigos