RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A COMUNIDADE DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA PUC MINAS: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE O DISCURSO TEÓRICO E A PRÁTICA AMBIENTAL NO MUNDO ACADÊMICO

Autores

  • Geraldo Tadeu Rezende Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Cristiane Galvão Afonso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Lícia Neto Arruda Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3041

Palavras-chave:

Educação Ambiental, lixo, universidade.

Resumo

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) é frequentado por alunos, professores e funcionários de nove cursos das áreas de saúde e educação. O descarte inadequado do lixo constitui um problema ambiental no ICBS. Ao final de cada turno, observam-se salas de aula sujas, escadarias e corredores com lixo espalhado e banheiros sem condições mínimas de higiene, apesar do trabalho frequente realizado pela equipe de limpeza. Durante o primeiro semestre de 2008, desenvolveu-se um projeto pioneiro de Educação Ambiental no ICBS, como parte dos requisitos para obtenção do bacharelado em Educação Ambiental do curso de Ciências Biológicas. O objetivo do projeto foi despertar e mobilizar alunos, professores e funcionários do ICBS para o problema do descarte inadequado do lixo. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a metodologia “Sensibilização, Conscientização e Mobilização”. Três intervenções de Educação Ambiental foram executadas em momentos distintos ao longo do semestre. Questionários foram aplicados aos alunos do ICBS para mensurar a percepção deste problema ambiental antes, durante e após as intervenções. Ao final do projeto, pode-se perceber uma melhora nas condições de higiene dos banheiros e uma mudança na forma como os alunos viam o problema do lixo no prédio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Tadeu Rezende Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Doutorado em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela North Carolina A&T State University, Estados Unidos (2009). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Cristiane Galvão Afonso, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Aluna do 8º período do bacharelado em Educação Ambiental do curso de Ciências Biológicas da PUC Minas.

Lícia Neto Arruda, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Aluna do 8º período do bacharelado em Educação Ambiental do curso de Ciências Biológicas da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Silveira, G. T. R., Afonso, C. G., & Arruda, L. N. (2012). RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A COMUNIDADE DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA PUC MINAS: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE O DISCURSO TEÓRICO E A PRÁTICA AMBIENTAL NO MUNDO ACADÊMICO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3041