RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A COMUNIDADE DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA PUC MINAS: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE O DISCURSO TEÓRICO E A PRÁTICA AMBIENTAL NO MUNDO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3041Palavras-chave:
Educação Ambiental, lixo, universidade.Resumo
O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) é frequentado por alunos, professores e funcionários de nove cursos das áreas de saúde e educação. O descarte inadequado do lixo constitui um problema ambiental no ICBS. Ao final de cada turno, observam-se salas de aula sujas, escadarias e corredores com lixo espalhado e banheiros sem condições mínimas de higiene, apesar do trabalho frequente realizado pela equipe de limpeza. Durante o primeiro semestre de 2008, desenvolveu-se um projeto pioneiro de Educação Ambiental no ICBS, como parte dos requisitos para obtenção do bacharelado em Educação Ambiental do curso de Ciências Biológicas. O objetivo do projeto foi despertar e mobilizar alunos, professores e funcionários do ICBS para o problema do descarte inadequado do lixo. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a metodologia “Sensibilização, Conscientização e Mobilização”. Três intervenções de Educação Ambiental foram executadas em momentos distintos ao longo do semestre. Questionários foram aplicados aos alunos do ICBS para mensurar a percepção deste problema ambiental antes, durante e após as intervenções. Ao final do projeto, pode-se perceber uma melhora nas condições de higiene dos banheiros e uma mudança na forma como os alunos viam o problema do lixo no prédio.Downloads
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Publicado
2012-11-08
Como Citar
Silveira, G. T. R., Afonso, C. G., & Arruda, L. N. (2012). RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A COMUNIDADE DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA PUC MINAS: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE O DISCURSO TEÓRICO E A PRÁTICA AMBIENTAL NO MUNDO ACADÊMICO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3041
Edição
Seção
Artigos