DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES COM PAULO FREIRE E MICHEL SERRES: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Humberto Calloni Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3028

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciência, Planeta Terra, Educação Ambiental.

Resumo

A reflexão que trata do diálogo gnoseológico entre os saberes fragmentados encontra em Paulo Freire e Michel Serres uma unidade epistêmica significativa para a formação do humano. Os ensinamentos de Freire e Serres apontam decididamente para a interdisciplinaridade não somente como atitude consciente e responsável de todo investigador, cientista, educando e educador, mas sobretudo como subjetividade transubstanciada em ações objetivas de cuidado com o Outro, o meio ambiente, o planeta Terra, enfim, com o que denominamos de Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Atualmente é Professor do Universidade Federal do Rio Grande, doutorado em Educação pela Universidade Federal do RS - UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Calloni, H. (2012). DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES COM PAULO FREIRE E MICHEL SERRES: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3028