SONS, CORPO, SENSIBILIZAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A MÚSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2832Palavras-chave:
Música. Educação ambiental. Experiência estética. Sensibilização.Resumo
O presente ensaio trata da percepção ambiental, mais precisamente do sujeito percepiente que é afetado pelos fenômenos do meio em que se insere. O foco das reflexões é a dessensibilização dos sentidos provocada por modos de viver na atualidade e a defesa de uma ressignificação da corporeidade na criação de novas subjetividades, novos modos de viver e novas formas de relação com o meio e com o outro. A estrutura argumentativa passa pelas reflexões fenomenológicas de Merleau-Ponty e de alguns pensadores da teoria estética, pelas quais tentamos destacar: a diluição de uma consciência destacada do mundo; a importância da corporeidade no fenômeno da percepção; a necessidade de ressensibilização dos sentidos na construção de novas subjetividades e novos modos de relação com o meio e com o outro. Perseguindo a elucidação desse foco, tratamos da arte, especialmente da música, tanto como oportunidades de sensibilização quanto como experiência de indeterminações que podem ressignificar nossas concepções de educação ambiental.Downloads
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Publicado
2012-09-25
Como Citar
Marin, A. A., & Pereira, C. A. (2012). SONS, CORPO, SENSIBILIZAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A MÚSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2832
Edição
Seção
Artigos