EMOÇÃO, CONTRATO NATURAL E ECODESENVOLVIMENTO: PARÂMETROS DO PARADIGMA EMERGENTE

Autores

  • Ana Elisa Sparano Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/RS
  • Ani Maria Swarowsky Braun Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/RS
  • Elisete Maria de Freitas Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v13i0.2726

Palavras-chave:

Natureza, Ecodesenvolvimento, Educação, Emoções

Resumo

A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs. Para isso será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim, o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação harmônica e ajustada com os outros e o meio e a um estilo de desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Sparano Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/RS

Geógrafa, Professora Municipal de Porto Alegre/RS, Mestranda em Geografia na UFRGS/RS

Ani Maria Swarowsky Braun, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/RS

Geográfa, Professora na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC/RS, Mestranda em Geografia na UFRGS/RS

Elisete Maria de Freitas, Centro Universitário UNIVATES

Biológa do Setor de Botânica e Paleobotânica do Centro Universitário UNIVATES, Mestranda em Geográfia na UFRGS-RS.

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Publicado

2012-09-19

Como Citar

Fontoura, A. E. S., Braun, A. M. S., & Freitas, E. M. de. (2012). EMOÇÃO, CONTRATO NATURAL E ECODESENVOLVIMENTO: PARÂMETROS DO PARADIGMA EMERGENTE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 13. https://doi.org/10.14295/remea.v13i0.2726