EMOÇÃO, CONTRATO NATURAL E ECODESENVOLVIMENTO: PARÂMETROS DO PARADIGMA EMERGENTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v13i0.2726Keywords:
Natureza, Ecodesenvolvimento, Educação, EmoçõesAbstract
A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs. Para isso será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim, o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação harmônica e ajustada com os outros e o meio e a um estilo de desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor.Downloads
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Published
2012-09-19
How to Cite
Fontoura, A. E. S., Braun, A. M. S., & Freitas, E. M. de. (2012). EMOÇÃO, CONTRATO NATURAL E ECODESENVOLVIMENTO: PARÂMETROS DO PARADIGMA EMERGENTE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 13. https://doi.org/10.14295/remea.v13i0.2726
Issue
Section
Artigos