Fanzines para promoção da Educação Ambiental com foco em Justiça Climática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19401

Palabras clave:

Educación Ambiental, Justicia Climática, Fanzines

Resumen

Fanzines para promover la Educación Ambiental con enfoque en Justicia Climática

 

Resumen: La educación medioambiental es un tema importante en la formación de los alumnos. Existen aspectos legales que garantizan el acceso de los estudiantes a estos conocimientos. Sin embargo, nos damos cuenta de que todavía hay muchas lagunas y desafíos en la aplicación de las políticas de educación ambiental. Concretamente, se despertó nuestra atención y curiosidad por investigar qué saben o piensan los alumnos de secundaria (1º curso) sobre el concepto de Justicia Climática en relación con la Educación Ambiental. Se eligieron los fanzines o fanzines (revistas de autor) como artefacto cultural y estrategia didáctico-metodológica para sensibilizar a los alumnos sobre este tema. La producción de fanzines permite relacionar el arte, la creación y la imaginación con la Educación Ambiental. A través de la creación de fanzines, pretendemos compartir con los alumnos conocimientos sobre el cambio climático, los problemas ambientales en general y, específicamente, la justicia climática.

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Biografía del autor/a

Antonia Regina Barbosa Silva, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2010) e especialização em Psicopedagogia Institucional pela FACULDADE PADRE DOURADO(2019). Atualmente é Professora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Geografia.

Elaine de Jesus Souza, Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta do instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela UFS. Monografia sobre Educação Sexual na escola. Dissertação sobre Diversidade Sexual e Homofobia na escola. Tese defendida no PPGEDU/UFRGS sobre Educação Sexual no currículo de licenciatura em Biologia. Experiência de 7 anos como professora de Educação Básica. Estuda as temáticas sexualidade, gênero e currículo na perspectiva dos Estudos Culturais Pós-estruturalistas. Membro do Grupo de Pesquisa Área de Educação em Ciências (GAEC/UFCA/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Biodiversidade e Ensino (MABE/UFCA/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/UFS/CNPq.

Cinthia Beatrice da Silva Telles, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2006) e bacharelado (2007) na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Bioquímica pelo programa de pós-graduação em Bioquimica (2010) e Doutora em Ciências da Saúde (2015), dentro da linha de pesquisa Bioquímica, Biofísica, Toxicologia e Farmacologia, ambos desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Bioquímica, Centro de Biociências. Vem atuando na docência nos cursos técnicos integrados, especialização e ensino supeior em disciplinas na grande área de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte. Além de atuar como pesquisadora e orientadora nas áreas de ensino de Biologia, Microbiologia e Bioquímica

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Acesso em 28 mai. 2025.

Publicado

2025-08-15

Cómo citar

Barbosa Silva, A. R., Souza, E. de J., & da Silva Telles, C. B. (2025). Fanzines para promoção da Educação Ambiental com foco em Justiça Climática . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 301–321. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19401

Número

Sección

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências