A educação ambiental crítica feminista e as redes socais
uma análise da atuação de sistemas de dominação patriarcal, capitalista e colonizadores
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i3.18622Palavras-chave:
Educação Ambiental, Redes sociais, Capitalismo patriarcal, ColonialidadeResumo
Este trabalho apresenta os resultados parciais de um projeto de doutorado que está sendo realizado em Programa de Pós-graduação, nível de doutorado, em uma instituição na região sul do país. Adota a abordagem do materialismo histórico e utiliza a Netnografia para analisar as redes sociais focando em temáticas feministas de cunho crítico, além da técnica de estudo da leitura imanente para os aprofundamentos teórico-metodológicos. O objetivo é analisar como a educação ambiental crítica pode ser compartilhada por meio da cultura virtual contemporânea, especialmente nas redes sociais. A hipótese central é que as redes sociais podem ser utilizadas como forma de combate aos sistemas de dominação que sustentam as desigualdades sociais. Concluiu-se que integrar fundamentos dos feminismos críticos e interseccionais à educação ambiental crítica contribui para o combate às narrativas opressivas que dominam esses ambientes.
Downloads
Referências
FEDERICI, Silvia. O Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução de Coletivo Sycorax, São Paulo: Elefante, 2017.
KOZINETS, Robert Venturini. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução de Daniel Bueno. Revisão técnica de Tatiana Melani Tosi e Raúl Ranauro Javales Júnior. Porto Alegre: Penso, 2014.
LESSA, Sergio. O revolucionário e o estudo: por que não estudamos? São Paulo: Instituto Lukács, 2014.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
PEDRUZZI, Alana das Neves. Sobre presenças e ausências na Educação Ambiental Crítica. 2019. 143 f. [Tese de Doutorado]. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
TREIN, Eunice. Educação Ambiental Crítica: crítica de quê? Revista Contemporânea de Educação. Vol.7, N.14, agosto a dezembro de 2012. Rio de Janeiro, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.







