Agenda 2030

a importância da Educação em Solos para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Authors

  • Márcio Silveira Nascimento Instituto Federal do Amazonas - IFAM https://orcid.org/0000-0002-8963-3140
  • Jean Dalmo de Oliveira Marques Instituto Federal do Amazonas - IFAM

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16822

Keywords:

educação em solos, sustentabilidade, cooperação internacional

Abstract

Nas últimas décadas, a exploração descontrolada dos recursos naturais atingiu níveis alarmantes, motivando diversas nações a manifestarem suas preocupações e se envolverem ativamente em debates sobre o desenvolvimento sustentável global. Em resposta, foi estabelecida a Agenda 2030, que compreende dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse contexto, este estudo analisa o papel fundamental da Educação em Solos na promoção da sustentabilidade e na realização desses ODS. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica interpretativa sobre a interconexão entre Educação em Solos, Meio Ambiente e Sociedade, evidenciando como a conscientização sobre a importância dos solos pode incentivar práticas sustentáveis. Concluiu-se que investir na Educação em Solos é indispensável, exigindo currículos relevantes na educação básica, capacitação de professores e cooperação entre governos, organizações e comunidades para enfrentar os desafios ambientais e sociais emergentes.

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Author Biographies

Márcio Silveira Nascimento, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Doutorando e Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Especialista em Informática na Educação (IFAM), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI) e Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no Processo de Ensino e Aprendizagem - (URNAE/IFAM) e Professor na Educação Básica do Estado do Amazonas.

Jean Dalmo de Oliveira Marques, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós Graduação-IPOG, Mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM).

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Published

2025-04-17

How to Cite

Silveira Nascimento, M., & de Oliveira Marques, J. D. (2025). Agenda 2030: a importância da Educação em Solos para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 341–363. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16822