A Educação Ambiental na formação de professores
um olhar sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais do sudeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16603Palavras-chave:
currículo, meio ambiente, educação ambiental críticaResumo
O objetivo desta pesquisa é investigar como a questão socioambiental é organizada e abordada no currículo de Licenciatura em Ciências Biológicas de sete Universidades Federais do Sudeste brasileiro. O estudo consistiu em uma análise documental que englobou os ementários das matrizes curriculares e os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos, os quais foram investigados com base na Análise Textual Discursiva. Constatou-se que há documentos que explicitam a dimensão político-pedagógica que desejam abordar a temática ambiental, por vezes trabalhando na perspectiva socioambiental. Entretanto, notou-se que outros currículos incorporam, em seu interior, diversas tendências político-pedagógicas do campo da Educação Ambiental. Além disso, observou-se também a associação da Educação Ambiental com disciplinas ecológicas e pedagógicas. Esses fatores conferem ambiguidade e insegurança sobre as abordagens pretendidas, em alguns dos cursos analisados, gerando comprometimento à criticidade na formação inicial dos professores.
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