A Educação Ambiental na formação de professores

um olhar sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais do sudeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16603

Palavras-chave:

currículo, meio ambiente, educação ambiental crítica

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar como a questão socioambiental é organizada e abordada no currículo de Licenciatura em Ciências Biológicas de sete Universidades Federais do Sudeste brasileiro. O estudo consistiu em uma análise documental que englobou os ementários das matrizes curriculares e os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos, os quais foram investigados com base na Análise Textual Discursiva. Constatou-se que há documentos que explicitam a dimensão político-pedagógica que desejam abordar a temática ambiental, por vezes trabalhando na perspectiva socioambiental. Entretanto, notou-se que outros currículos incorporam, em seu interior, diversas tendências político-pedagógicas do campo da Educação Ambiental. Além disso, observou-se também a associação da Educação Ambiental com disciplinas ecológicas e pedagógicas. Esses fatores conferem ambiguidade e insegurança sobre as abordagens pretendidas, em alguns dos cursos analisados, gerando comprometimento à criticidade na formação inicial dos professores.

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Biografia do Autor

Amanda Nogueira Lessa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da Educação Básica.

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Biológicas. Professor lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino  (DTPE), Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Pesquisador no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Nogueira Lessa, A., & Carvalho Teixeira Pinto, B. (2025). A Educação Ambiental na formação de professores: um olhar sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais do sudeste brasileiro. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 89–110. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16603