O ensino e aprendizagem em Educação Ambiental -

experiências das crianças com os anfíbios na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15757

Palavras-chave:

Infância; Conhecimento; Fauna; Lendas urbanas.

Resumo

Esta pesquisa visou à construção do conhecimento por meio da teoria e da prática em educação ambiental, com a temática: lendas e anfíbios, no contexto da Educação Infantil em Curitiba/PR. A relevância do tema se dá pela sua contemporaneidade, pois as práticas pedagógicas no ensino infantil foram alvo de grandes reflexões nos últimos anos, os estudosna área se modificaram e ampliaram, conforme as formas de pensar e fazer são colocados em prática. Utilizou-se a metodologia bibliográfica para as considerações teóricas, a pesquisa/ação, para a coleta de dados com a aplicação de um projeto de ensino com uma turma de maternal II. Como resultados e discussão colheram-se aprendizagens e experiências por meio de desenhos, registros de conversas sobre as lendas e os anfíbios, respostas para as questões elaboradas e reflexões sobre a prática e construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Thayse Smek Uberna, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Psicologia (UFU), Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (PUC/PR), graduanda em Ontopsicologia (AMF), graduada em Licenciatura em Artes Visuais (Unespar campus de Curitiba II) e Pedagogia (Uninter), Professora da Educação Infantil, (SME – Curitiba/PR).

Peterson Trevisan Leivas, universidade positivo

Doutor e mestre em Ecologia e Conservação (UFPR), Especialista em Herpetofauna, Biólogo.

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Smek Uberna, T., & Trevisan Leivas, P. (2024). O ensino e aprendizagem em Educação Ambiental - : experiências das crianças com os anfíbios na Educação Infantil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 297–319. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15757